As práticas de Qi Gong acontecem com frequencia semanal (Quarta-feira) das 19:00-21:30h. 

LOCAL: ETCOR Instituto Holístico, situado na Rua Piracicaba - 193 - Trujillo - Sorocaba-SP.

CONTATO: Tel: (15) 9-8171-1536 / (15) 3035-3617 ou nos emails - martinipuntura@gmail.com /contato@etcor.com.br

 

Venha Fazer uma aula Grátis:

 

Mais Informações: Aqui.

 

 

 

 

Qi Gong, Apresentação:

 

        O Qi Gong é o resultado de alguns milhares de anos de experiência do homem no desenvolvimento do uso da energia vital para vários propósitos definidos. Os antigos mestres desenvolveram a arte da energia para curar doenças, promover a saúde, a longevidade, melhorar as habilidades de luta, expandir a mente, alcançar níveis diferentes da consciência e atingir a espiritualidade. Essas artes de cultivo da energia desenvolveram-se separadamente, apesar de, às vezes, terem influenciado umas às outras e serem conhecidas por nomes diferentes. Porém, todas elas tinham em comum a prática de exercitar os fluxos de energia: o chi ou qi. Desde a década de 1950, essas artes ficaram conhecidas como Qi Gong, a arte da energia.

 

        O Qi Gong foi desenvolvido nos primórdios da civilização, ao se descobrir possibilidades de trabalhar a respiração - que é uma forma de obter energia - de diferentes maneiras, para propósitos específicos. Esses conhecimentos foram adquiridos por um método de tentativas e erros, mas, aos poucos, se acumularam para formar um corpo de conhecimento maior.

 

        Os registros chineses mostram que por volta de 2.700 a.C., o Qi Gong tinha se tornado um aspecto importante da medicina chinesa. O tipo mais antigo era provavelmente uma forma de dança meditativa que estimulava o equilíbrio da energia do corpo. É impossível precisar a época e o surgimento do Qi Gong devido à sua antiguidade, porém sabe-se que recebeu profunda influencia do Budismo e da filosofia Taoísta.

 

        Assim, os exercícios foram classificados em quatro tipos de Qi Gong que, hoje, estão amalgamados. O Qi Gong religioso (Budista e Taoísta), o Qi Gong intelectual, o Qi Gong marcial (escola interna e externa) e o Qi Gong médico. Neste último, destaca-se a contribuição de Hua Tuo, importante médico entre 141-208, durante a Dinastia Han, que desenvolveu sequências para preservar e recuperar a capacidade vital dos indivíduos, com o objetivo de manter e desenvolver a saúde física e psíquica através da mobilização da essência e do Qi.

                                                                                                                            Mestre Gutemberg Livramento

Qi Gong Renovado Para a Saúde:

 

    O Qigong Renovado para Saúde junto com o Dao Yin Yang Sheng Gong são os dois sistemas de Qigong oficiais reconhecidos pelo governo da China. Sendo os 2 sistemas de Qigong mais praticados no Mundo inteiro. Ele e chamado de Renovado pois na década de 80 o governo chinês reuniu os principais Mestres de Qigong da China e pegou as formas mais praticadas e padronizando as. Pequisando os movimentos e unindo os conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa com os conhecimentos da Medicina e da Fisiologia Ocidental para explicar os benefícios para Saúde de cada exercícios, tornando assim mais acessível e ganhando aceitação no Ocidente sem perder a sua eficácia terapêutica e a essência tradicional dos exercícios.

 

Composição do Programa Renovado:

  • Ba Duan Jin (Os 8 Brocados de Seda) Renovado para Saúde.
  • Yi Jin Jing (Tecnica dos Musculos e Tendões) ) Renovado para Saúde.
  • Liu Zi Jue (6 de Sons de cura) ) Renovado para Saúde.
  • Wu Qin Xi ( 5 Animais) ) Renovado para Saúde.

 

Órgãos Reguladores: Associação Brasileira de Qigong para Saúde, Chinese Health Qigong Association , International Health Qigong Federation e pela Associação Espanhola de Qigong para Saúde.

 

BA DUAN JIN  ( Pa Tuan Tchin )

 八段锦

 

            Também denominado “AS OITO PEÇAS DO BROCADO DE SEDA” ou “OITO EXERCICIOS PRECIOSOS” foi criado pelo Marechal Yue Fei, para melhorar a saúde de seus soldados.
 

            Este Marechal foi uma personagem de grande importância na cultura chinesa, pois lutou contra invasores bárbaros através de métodos marciais que criou, além de contestar a corrupção do governo da época  e lutar a favor do povo oprimido.
 

            Faz aproximadamente 1000 anos que o BA DUAN JIN existe e muitas são as versões a respeito de sua criação, mas, o mais importante são os princípios de cada forma de treinamento. Seu objetivo maior é o de desbloquear todos os meridianos do corpo, permitindo o livre fluxo do QI através destes canais. O que produz uma saúde perfeita.


            Os exercícios são simples, mas dependem de uma concentração firme da mente em cada um deles para que a prática seja produtiva.

 

            Como recomendação básica se aconselha manter a mente calma e tranqüila através de um relaxamento introdutório antes de cada uma das práticas.

 

            Outro aspecto é a perseverança. Depois que cada uma das formas foi aprendida, é necessário que você dedique alguns minutos diários a sua prática e os resultados não tardarão a aparecer. Cada um dos oito exercícios atinge determinados meridianos.

Assista ao vídeo abaixo:

Yi Jin Jing


    O Yi Jin Jing é um sistema de exercícios desenvolvido na China, há cerca de 1500 anos, por Da Mo (Bodidharma). A tradução de Yi corresponde a “mudar” ou “modificar”, Jin significa “músculos” e a tradução do termo “Jing” é “método”. Assim, o significado literal da expressão Yi Jin Jing será “O Método para Modificar os Músculos”. No entanto, o sentido pretendido da expressão Yi Jin Jing será “O Método para Desenvolver a Energia, a Mente e o Corpo”, uma vez que esta metodologia de exercícios fortalece, não somente, todo o sistema ósseo-tendino-muscular, como pela concentração envolvida na prática, estimula a acuidade mental, revitalizando todo o corpo energético.

    Este método de trabalho do corpo e da mente engloba uma sequência de doze exercícios, cuja execução correcta permite que músculos e uma estrutura óssea débeis e enfraquecidos, se fortaleçam, prevenindo e tratando doenças, facultando uma boa saúde e longa vida a quem o pratica regularmente. Muitos Terapeutas de Massagem, também, dão ênfase especial à prática de Yi Jin Jing, como forma de exercitar a actividade cardiovascular e a constituição física, quer a nível interno, quer externo. Numa perspectiva externa exercitam-se os músculos, os tendões, os ligamentos, os ossos e a pele. Na visão interna cultiva-se o espírito (Shen) e a essência (Qi). O Yi Jin Jing promove a força física e interior, combinando e intensificando, os resultados da prática física com a respiração.

    Na execução de Yi Jin Jing deve usar, roupa adequada à prática desportiva e sapatos apropriados. No desempenho de cada exercício, o movimento deve ser lento e amplo, e simultaneamente firme e suave, calmo, silencioso e concentrado. No fim da prática,  deve-se manter quente, com uma temperatura corporal estável e agradável, evitando correntes de ar, e efectuar o relaxamento dos membros superiores e inferiores. Para obtenção dos resultados de prevenção ou terapêuticos, deve-se praticar diariamente, a sequência dos doze exercícios de Yi Jin Jing.

 

Assista Abaixo:

WU QIN XI (O JOGO DOS CINCO ANIMAIS):

"Arte da cura através da movimentação dos animais."


            O Qi Gong dos 5 Animais foi criado pelo médico Hua Tuo (142-219 dC), na dinastia Han. Estes exercícios demonstraram grande eficácia terapêutica através dos séculos. Uma de suas várias versões, foi oficializada pelo governo chinês como um dos quatro principais Qigongs que podem ser praticados por qualquer pessoa.

 

            Na China, além de servir como prática de apoio para atletas, o Qigong dos 5 animais também é utilizado por fisioterapeutas, médicos, assim como educadores e profissionais de dança, teatro e todos aqueles que trabalham com o corpo, mente e espírito.


            Nele reside uma importante raiz de várias artes marciais chinesas internas e externas. No século VIII, estilos de Shaolin modificam alguns animais e surgem diversas variações desta arte. Nos estilos internos também sofrem grande influência do Qigong dos 5 animais.

 

            Hua Tuo é considerado o pai da cirurgia na China e é reverenciado como um espírito protetor, com pinturas suas em diversos hospitais e farmácias. É dito que Hua Tuo criou o Wu Qin Xi compilando uma arte antiga já na época e que estava se perdendo no tempo.

Conforme palavras do Próprio Hua Tuo:

 

“A dobradiça da porta usada nunca enferruja, a água corrente nunca apodrece, assim também é o corpo”.

“Fazendo exercícios melhora-se a digestão, os vasos sanguíneos se abrem e as doenças são prevenidas. Se a mente e o corpo são guiados por exercícios como o “pescoço do urso”, a “torção da garça”, o “balançar do quadril” e o “movimentar das articulações” teremos uma vida longa. Agora eu criei a arte chamada o “Jogo dos Cinco Animais”: o Tigre, o Cervo, o Urso, o Macaco e a Garça.

Ele elimina a doença e beneficia as pernas. Se você se sentir indisposto apenas pratique um de meus jogos. Uma sudorese suave aparecerá, a compleição se tornará rósea, o corpo ficará leve e você terá vontade de comer”.

 

Assista Abaixo:

LIU ZI JUE (Os 6 Sons de Cura):

                                                                                                                                

            Desde que o som é um "formulário" (trabalho – forma de conduzir – exercício) da energia, tem o seu valor não somente na arte e na comunicação, mas também na aplicação médica. Os seis sons usados neste Qigong são a escolha facultativa para a escala natural humana da voz.

 

            Uma vez que a ressonância é produzida pelos sons do corpo, o profissional terapeuta incorporará um estado com a psicoanalítica máxima, que visa trazer ao consciente os sentimentos latentes do inconsciente, realçando a saúde e melhorando as funções corporais. É uma maneira original de ajustar a energia interna do órgão e para o desenvolvimento da força mental.

 

             Como qualquer outro mantra, os sons ou sopros que curam são um modo particular de emitir o sopro da expiração, correspondente a cada víscera.

 

XU - Ao Fígado e a Vesícula biliar, o sopro XU (ou SHU). Está associado aos olhos e ao combate de seus problemas, bem como a anorexia e vertigem e, nas emoções da raiva e do ciúme.

HE - O Som HE (ou HA), é o sopro do Coração e do Intestino Delgado. Está associado a língua e, útil no combate a doenças cardíacas, insônia, ulceração linguais e suores noturnos e, nas emoções como o ódio, a arrogância e a impaciência.

HU - O sopro HU, corresponde ao Baço e ao Estômago. Está associado a boca e no combate a problemas digestivos, ulcerações bucais, atrofia muscular e distúrbios menstruais, atuando ainda nas emoções relativas as preocupações e ansiedades.

SI -  Aos Pulmões corresponde o sopro SI (ou SS), com o seu uso útil em caso de problemas de resfriados, tosses e congestão e, na emoção da tristeza.

CHUI - O som CHUI (ou Xouei), está associado aos Rins e Bexiga.
Atua nos problemas do ouvido e promove um aumento da energia vital, pés frios, tonturas e falta de energia sexual e, na emoção do medo.

XI - E, finalmente o último dos seis sons que curam, o sopro XI, corresponde ao Triplo Aquecedor que na antiga medicina chinesas acreditava-se ser um órgão. Entretanto, corresponde aos 3 centros de energia, ou seja, a todo o corpo. É usado para regularizar o fluxo da energia do corpo de modo geral, combatendo problemas de garganta, distensão abdominal e insônia.

 

            Na expiração, conforme o som emitido, diferentes músculos que correspondem a níveis diferentes do corpo se colocam em ação, prestando-se a cura de doenças das vísceras.

 

            No Qigong Liu Zi Jue, para o tratamento da saúde, os sons podem ser audíveis ou não, devendo-se de acordo com a prática Taoísta tradicional, se expirar seis vezes usando a boca para formar um som diferente a cada vez. A respiração deve ser profunda, lenta e suave, de modo que o ar encha o abdome, dirigindo a energia ao campo do cinábrio inferior (dantien inferior) e não ao tórax.

 

            A Filosofia, Medicina tradicional Chinesa e as Artes Marciais, na China, atuam sempre em conjunto.

 

            No uso de sua intenção, absorva a respiração, dirigindo-a a região ou órgão a ser tratado e, ao expirar, exale as toxinas e as emoções negativas correspondentes e presentes no órgão trabalhado.

 

Assista Abaixo:


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!